segunda-feira, 20 de abril de 2015

A FLORESTA AMAZÔNICA

A Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo e está localizada na região norte da América do Sul. Ela ocupa mais de 61% do território brasileiro. Rica em biodiversidade, possui uma fauna que corresponde a 80% das espécies no Brasil e uma flora que contem de 10 a 20% das espécies vegetais do planeta terra. Ainda, sem contar com o fato de que os rios da Amazônia representam a maior reserva de água doce no mundo.
Viajando pela floresta encontramos grandes ecossistemas tropicais com características diversas, além de um relevo variado, antigo e um clima quente/úmido que caracteriza o ambiente amazônico. Presenciamos também uma diversidade de povos que sobrevivem da floresta. Ela é dividida em: floresta montanhosa andinafloresta fluvial alagada e a floresta de terra firme, sendo que as duas últimas fazem parte do território brasileiro.
A ameaça da ação humana com a devastação, os crimes ambientais, os produtos de exploração, a extinção de animais, a biopirataria, entre outros, tem sido foco para a preservação do ecossistema. Atualmente, os grandes problemas encontrados na Floresta Amazônica são o desmatamento, a má administração dos seus recursos e a necessidade do homem pela constante procura de materiais e alimentos.
Milhares de internautas estão em defesa da Amazônia, protestando contra a destruição do bioma e mostrando a preocupação com a proteção e preservação da floresta.

Países da Amazônia Legal e Internacional

Nos países da Amazônia Internacional, a Floresta Amazônica ocupa 40% dos territórios: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa.
Já os estados que fazem parte da Amazônia Legal (correspondem a 60% do território brasileiro), termo criado pelo governo com objetivo de desenvolvimento da região, são representados pelos nove estados brasileiros: Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Maranhão e parte do Mato Grosso.
Ainda de acordo com a legislação da Amazônia Legal, os estados que compoem a Amazônia Ocidental são: Amazonas, Acre e Rondônia e Roraima. Amazônia Oriental: Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. Amazônia Continental: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, República Guiana, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa

Com extensão total de 5,5 milhões de km², a Floresta Amazônica já foi um imenso monte verde com clima árido que não favorecia a formação de uma floresta tropical na América do Sul. Quando a América do Sul e a África formavam um único continente, não existia a Floresta Amazônica, pois as condições atuais mostram que ela veio sofrendo transformações no decorrer da história.
O ambiente que vemos hoje e a biodiversidade da Amazônia foram criados cerca de 6 milhões de anos, e suas características não são fruto somente das mudanças climáticas e das interações entre as espécies, mas de fatores geológicos, como a elevação de montanhas, como a Cordilheira dos Andes, localizada entre o Chile e a Argentina.
De acordo com o paleozoólogo Peter Mann de Toledo, da Coordenação de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2007, durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a vegetação da Floresta se alterou, pois antes de 20 milhões de anos atrás, a Amazônia possuía um clima árido e não tinha capacidade para a existência de uma floresta tropical. Há 6 milhões de anos a Amazônia criou condições para uma floresta como a que temos hoje, apesar de já existirem uma fauna/flora na região. Entre 24 e 12 milhões de anos atrás, grandes parcelas de água do mar penetraram a região. A bacia hidrográfica amazônica se formou há 27 mil anos, já o rio amazonas surgiu há 40 mil anos.
A última expansão de espécies, segundo Toledo, data de 4 mil anos devido ao equilíbrio das condições ideais para aparecimento da biota (conjunto de seres vivos que habitam e habitavam no ambiente). O que ele propõe para o problema é a existência de corredores de preservação (corredores ecológicos - são áreas destinadas a gestão da paisagem e a realização de projetos que tem por objetivo a preservação da diversidade biológica) algo que iria contribuir para observar as transformações das distribuições de espécies


Nenhum comentário:

Postar um comentário